segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O tema desenvolvimento sustentável no desfile de 07 de setembro de 2010

O tema desenvolvimento sustentável no desfile de 07 de setembro de 2010.

No dia 07 de setembro de 2010, a Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de Campos, no bairro Prado – Biguaçu organizou seus estudantes para o desfile cívico pautados no tema: “O desenvolvimento sustentável no dia-a-dia do cidadão”.
O seu primeiro pelotão apresentou o sabão ecológico, uma produção artesanal que utiliza como ingrediente principal o óleo de cozinha usado. Já que o irresponsável despejo dele contamina a água potável do planeta e prejudica estações de tratamento de água e esgoto.
Agradecemos aos professores Marcelo Chitolina e Ana Maria Rosa Andrade que confeccionaram o sabão ecológico juntamente com os estudantes e que socializam abaixo suas receitas:

Sabão Ecológico 01

Ingredientes

04 litros de óleo de cozinha usado
01 Kg de soda cáustica
01 copo de sabão em pó
02 litros de água
05 ml de óleo aromatizante (opcional)
corante de anilina (opcional)

Modo de preparo

Separe os 02 litros de água: 50 ml numa vasilha e 1,5 litros em outra vasilha. Ferva ambos. Em seguida adicione o sabão em pó na primeira vasilha e a soda cáustica na outra vasilha, com mais água. Em um balde grande (10 litros), adicione lentamente as duas soluções ao óleo de cozinha usado e mexa por 30 minutos utilizando um cabo de vassoura ou colher de pau. Com a massa fria, adicione o corante e mexa bem. Despeje em fôrmas quadradas de plástico, deixe descansar por 24h e corte em barras a seu gosto. Deixe as barras secarem por pelo menos 20 dias para seu uso efetivo.

Sabão Ecológico 02

Ingredientes

01 Kg de soda cáustica desmanchada em 02 litros de água fria num recipiente plástico
03 Kg e meio de cebo derretido (se necessário coar)
02 litros de óleo usado
04 litros de álcool (etanol)

Modo de preparo

Inicialmente misturar o cebo derretido, o álcool e o óleo por 05 minutos. Em seguida acrescentar a soda e mexer por mais 05 minutos num balde plástico. Despejar essa mistura em um recipiente quadrado e deixar repousar por 02 horas para depois cortar em pedaços. Obs.: Quando colocar a soda, pode aquecer e subir coloque um pouquinho de água fria.

Recomendações para ambas as receitas: Use luvas de borracha para manusear o produto. Mantenha as crianças distantes. Limpe bem os recipientes utilizados e não reutilize para nada, exceto para fazer mais sabão. Qualquer contato com a soda cáustica, lavar imediatamente em água corrente.

O segundo pelotão apresentou as bolsas ecológicas, que são uma nova postura de respeito ao meio ambiente que sugerem a substituição das sacolas de plástico. Essa postura prevê o não consumo de materiais descartáveis que agridem o meio ambiente e contribuem para a escassez de bens naturais.

Parabéns à toda a comunidade escolar da Escola Donato que juntou esforços para apresentar a temática ambiental de forma criativa e significativa.

Projeto - Teatro Itinerante

No dia 24/08 recebemos a visita da E.B.M. Fernando Viegas B. de Amorim com os seus alunos da 3ª série 303 (Profª Marivone) para a apresentação das peças de teatro: Chapeuzinho Vermelho e A Dona Baratinha.
Foi muito legal!
Parabéns aos nossos colegas do Viegas pela iniciativa e a bela apresentação que alegrou as nossas turmas de 1º ano à 4ª série.