sexta-feira, 26 de outubro de 2012

AS VISITAS DE QUÁ QUÁ...

Em um clima de muita alegria QUÁ QUÁ se despediu do 1º ano matutino da Professora  Bia .Em um conversível feito de material reciclável, pelo estagiário Marco, que também teve a oportunidade de levar QUÁ QUÁ para casa e vivenciar experiência  rica no mundo da ludicidade .QUÁ QUÁ agora partirá para uma aventura na turma vespertino...Aguardem o livro produzido pelos alunos relatando suas vivências com QUÁ QUÁ.

QUÁ QUÁ  visitou a casa de cada criança. Pode participar do cotidiano das famílias e dividir com todos, seus sentimentos.
Quanta aventura QUÁ QUÁ terá para contar!













segunda-feira, 22 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA ESCOLA DONATO


Pirâmide Alimentar
A Gerência de Alimentação Escolar e a Escola Municipal Prof. Donato Alípio de Campos promoveram no dia 14/09 atividades de Educação Nutricional com as quartas-séries dos períodos matutino e vespertino.
Atividades de Educação Nutricional são importantes, pois explicam de forma lúdica a importância dos hábitos alimentares saudáveis além de incentivar o consumo de frutas e hortaliças e desencorajar o consumo de alimentos pobres em nutrientes como doces, balas, chocolates, frituras e refrigerantes.
A atividade escolhida para ser trabalhada nesta Educação Nutricional foi a Pirâmide Alimentar, considerada um dos guias mais práticos e utilizados para informar sobre alimentação. Os guias alimentares são instrumentos de orientação e informação à população que visam promover a saúde e os hábitos alimentares saudáveis.
A Pirâmide Alimentar é dividida em oito grupos que se localizam em quatro andares, onde os alimentos da base representam os carboidratos, fontes de energia, como por exemplo, pães, batatas, aipim, milho, arroz. Em seguida estão os grupos das frutas e hortaliças, fontes de vitaminas e minerais e importantes na absorção e no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras. No terceiro andar estão os representantes das proteínas, responsáveis pela construção dos tecidos, órgãos e músculos, como por exemplo, as carnes, leite e derivados e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha). Por fim, no topo da pirâmide encontram-se os alimentos que devem ser ingeridos raramente, como os açúcares e as gorduras, pois podem levar a problemas de coração, obesidade e diabetes.
Sendo assim, a atividade consistiu em explicar para os alunos os andares da Pirâmide e em seguida oferecer para cada um deles figuras de alimentos que foram colocados no andar que eles melhor consideraram para o consumo daquele alimento. Quando todos haviam colocado as figuras foram explicados os grupos e suas funções, sendo que foram organizados aqueles que estavam não estavam no grupo de acordo.
Após esta atividade, ainda foi conversado com as crianças sobre a importância da higiene pessoal e da correta higienização das mãos.
Estas atividades foram solicitadas pela Direção da Escola Professor Donato Alípio de Campos em conjunto com a Professora da 4ª série e a Equipe Pedagógica. A Gerência de Alimentação Escolar relembra que outras Instituições também podem solicitar atividades semelhantes para serem desenvolvidas com seus alunos.







EXPOSIÇÃO DE ARTES

Decorrente da visita ao Centro de  Florianópolis (postada anteriormente) ,os alunos da 8ª série "1 e 2" conheceram  alguns patrimônios culturais e reproduziram em maquetes que estarão expostas no corredor central da escola durante toda esta semana.Venham conferir pessoalmente as imagens que seguem.
Parabéns alunos e a Professora Andréia Dalpasquale.














O DIA DA 1ª Colheita....

No último dia 18/10 (quinta-feira) nossos alunos puderam deliciar-se com a salada de rúcula feita da primeira produção de nossa horta.
Primamos por uma alimentação saudável e essa consciência começa na escola!
Veja abaixo a alegria e riqueza deste momento.







quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DIA DOS PROFESSORES.

Aos PROFESSORES com carinho...
Professor é aquele que caminha com o tempo,propondo paz, fazendo comunhão,despertando sabedoria. 

 Professor é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida.

 Professor é aquele que questiona e desperta para a realidade.

 Professor é aquele que  é amigo,compreende e estimula.


 Professor é aquele que torna o aluno um discípulo 
da escola da vida.



Parabéns queridos Professores:Angelita, Anderson , Andréia Mendes, Andréia Depasquale, Anna, Antônio , Christina, Débora, Doraci, Eliane, Elierse, Eluina, Gilson ,Graziane, Izabel, Jane, Kátia Dias, Lucimara, Marivone, Marcos Roberto, Angélica, Marcus Vinicius, Marcelo Chitolina, Marcelo Santos, Maria Glady, Maria do Carmo, Marciana,Maria Nirça,  Paloma, Regiane, Rosângela, Solange, Tânia , Tito, Vera Alice ,Velani.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

DIA DA CRIANÇA! hehehehehehehe

O dia da criança foi regado de emoções: circuito...show de talentos... muita brincadeira.

                             Jogos na sala de informática.
Soletrando.
 Tangran.
 Pista de corrida.
 Teatro de fantoches.
 Dança da cadeira.
 Bingo do nome.
 Show de talentos.






Parabéns crianças! Abraço carinhoso de todos os funcionários da Escola Donato!