quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Colhendo...

Em pleno 29 de novembro o projeto horta escolar continua a todo vapor,os  alunos replantando,regando,cuidando,colhendo.Nossa horta complementa a merenda escolar,iremos,  hoje mesmo, saborear salada de brócolis,rúcula,beterraba....Hum!!!Que delícia.















quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ontem 27/11 recebemos em nossa escola a visita da Secretária de Educação Regina Evaldt,Diretora de Apoio a Educação Grasiela dos Reis e Diretora Pedagógica Karina Feijó.Conseguimos compartilhar com ela as conquistas deste ano e falamos  também de nossas expectativas,afinal,"Educação se faz em conjunto". Valeu Secretária  e equipe,Vocês são muito bem vindas em nosso meio!


quinta-feira, 22 de novembro de 2012


20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

            A Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de Campos, localizada no bairro Prado em Biguaçu – SC realizou no dia 20 de novembro, atividades em forma de circuito-cultural em comemoração ao dia da Consciência Negra na escola.
            Neste circuito todas as disciplinas e estudantes se envolveram ativamente. Navegaram pelo mundo das bonecas africanas (Abayomi), brincaram com o Boi-de-mamão (tradição africana adotada pelos açorianos), jogaram capoeira (mistura de luta e dança), se deliciaram com comidas típicas afro-brasileiras (feijoada, cocada, canjica, ...), cantaram ritmos musicais (Cacumbi, Samba, Terno de Reis), ouviram lendas africanas e participaram de projeção do filme (Kiriku e a Feiticeira).
            Vale lembrar que a origem do dia 20 de Novembro é uma homenagem ao dia da morte do grande líder negro do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, morto em 1.695.
            A atividade proposta por nossa escola é uma das formas de cumprimento da Lei 10.639/03 “que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. O conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. Os conteúdos referentes à História e Cultura  Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras”.
            Acreditamos que uma das principais funções da escola é promover a igualdade de oportunidades e valorizar as diferentes culturas que compõem a rica Nação Brasileira.

Direção, Equipe Pedagógica e Professora de Geografia Paloma Guimarães da Costa Marinho

















quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Saída de estudo do 2º ano matutino

Acompanhados da Profª Elô, Profº Marcelo Chitolina, Profª Regiane e Assistente de Assuntos Educacionais Filó, os alunos do 2º ano  se dirigiram  hoje a Sorocaba de Dentro, no sítio da Dona Nila, para conhecer os tipos de solo. 
Lá puderam conhecer o solo produtivo, solo não produtivo, erosão do  solo e assoreamento do rio. Observaram também a natureza local  e tiveram a chance de ver um ninho de  beija-flor com três filhotes. Os alunos ficaram encantados!
Foi muito legal poder tocar na terra e enriquecer o conhecimento.Tudo isso foi possível com o apoio da Secretaria da Educação com a liberação do transporte para este fim .





















quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Visita a Escola "Bom Viver"

Parabéns a Escola "Bom Viver" pelo projeto realizado explorando o gênero literário Cordel e pela visita do cordelista Zezé de Boquim.
Nossa escola se encantou  com os trabalhos lá expostos.

Atividades como estas enobrecem o fazer pedagógico.
Parabéns Diretor Luiz Donizete,Professores,Equipe Pedagógica  e Alunos.