segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Professora da "Escola Donato" é referência em revista nacional sobre Educação



A professora de espanhol da Escola Básica Municipal Donato Alípio de Campos, María Glady Vieira Couñago de Moraes, foi referência nacional na Revista Nova Escola pelos trabalhos desenvolvidos com os educandos sobre cultura hispânica nos horários de aulas. Biguaçu, é a única cidade da Grande Florianópolis que tem em sua grade curricular a disciplina de espanhol do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

A educadora selecionou e imprimiu receitas de paella, da Espanha, dos panchos, da Argentina e do Uruguai, e de nachos e guacamole, do México. Certificou-se de que o vocabulário era compreensível para os jovens e dividiu a turma em grupos de cinco pessoas.

Por meio da convivência com a gastronomia da cultura hispânica, a professora Glady Couñago começou a ensinar aos educandos do 7º ano sobre os imperativos, sendo que cada grupo ficou responsável por ler e avaliar uma comida.

A professora avaliou que os adolescentes continuavam com dificuldade de conjugar os verbos e decidiu, então, executar um dos pratos na escola. Para isso, contou com o apoio da supervisora e do diretor. O prato escolhido foi o guacamole, por ser simples e bem diferente das comidas do Brasil.

A professora de espanhol, Glady Couñago, relata: “notei que estávamos trabalhando muita teoria e pouca prática, e quando perguntei se os alunos tinham ido a algum restaurante de comidas hispânicas e todos disseram não, eu resolvi fazer esta experiência na escola para melhor trabalhar o idioma”.

A professora de espanhol da Escola Donato María Glady Vieira Couñago de Moraes participa de um grupo de professores na rede social “Facebook” e o diretor da revista perguntou aos participantes do grupo algum projeto legal para ser divulgada na revista na edição de outubro. Com isso, a professora resolveu postar sobre esse trabalho realizado com os alunos e foi selecionado entre vários projetos.

O educando do 9º ano da EBM Donato Alípio de Campos, Gabriel Silva Franzen, explica que as aulas ministradas pela professora são muito legais. “Além de aprendermos muito sobre a cultura do México, Argentina e Uruguai, nosso trabalho foi reconhecido nacionalmente e estamos muito felizes com essa conquista”, relatou o aluno Gabriel.

Já a aluna Nicolle de Souza Marcelino, também do 9º ano, afirmou que “a experiência foi muito boa, porque não foi a mesma rotina de todos os dias, foi um trabalho que deu resultado e foi destaque nacional. Aprendemos mais do que se fosse dentro de sala lendo no quadro, e eu gosto muito das aulas da professora Glady, pois além deste projeto, temos todo bimestre duas aulas de músicas espanholas, onde a professora nos passa para cantarmos em sala. As aulas dela são bem divertidas e aprendemos com muita facilidade o conteúdo”.

Leia a matéria da Revista Nova Escola abaixo, ou diretamente via link: http://novaescolaclube.org.br/revistas/nova-escola/286/sala-de-aula/receita-para-uma-boa-aula-de-espanhol

PARABÉNS PROFESSORA GLADY, NOSSA ESCOLA ESTÁ SUPER ORGULHOSA DE SEU TRABALHO.



Um comentário:

  1. Muito legal a iniciativa da Glady! A relação teoria e prática é fundamental para que os estudantes se apropriem do conhecimento e o tornem significativo!

    ResponderExcluir