segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ATIVIDADE 03 PLAC03

TRABALHO REFERENTE A PÓS GRADUAÇÃO DE UMA EQUIPE DE PROFESSORES DA ESCOLA DONATO.
"ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL"


E.B.M.  “PROF DONATO ALÍPIO DE CAMPOS”





PROJETO
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UMA ALIANÇA NECESSÁRIA!





Professoras
Regiane de Fátima Franzói Lemos
Daniela Mara Martins
Eunice Muller









BIGUAÇU, 2016.


Apresentação
Este projeto será desenvolvido na Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de Campos, durante o ano letivo de 2015/2016 e contará com a participação das professoras efetivas Regiane de Fátima Franzói Lemos, no período matutino e com Daniela Mara Martins e Eunice Muller no período vespertino. As atividades envolverão alunos e professores desta unidade escolar.
A partir de pesquisas e análises realizadas, percebemos que a escola possui um razoável acervo de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), porém estamos aquém da utilização de toda essa tecnologia por falta de coragem e conhecimento. A partir deste projeto, desenvolveremos ações para motivar professores e alunos para o melhor uso das TDIC.

Justificativa
As tecnologias mudaram o comportamento das pessoas. Hoje em dia crianças e jovens estão imersos aos instrumentos tecnológicos, fazem muita coisa ao mesmo tempo: navegam na internet enquanto ouvem música, respondem à torpedos no celular e assistem televisão. O estímulo visual e auditivo é imenso! A atenção fica dividida para esses múltiplos instrumentos. Essas crianças e jovens chegam à escola, lá encontram professores que não entendem essa linguagem.
Estamos lidando com a “geração Z” – uma geração impaciente, inquieta e imediatista. A forma como os alunos pensam e querem aprender já não é mais a mesma como os professores sabem e querem ensinar. Constrói-se uma relação frustrante.
Uma experiência a ser considerada para aliar tecnologia e currículo na escola se caracteriza por ensejar aos alunos o uso de tecnologias que, de maneira geral, as pessoas vêm utilizando cada vez mais na vida cotidiana. Os alunos seriam levados a utilizar as TDIC como ferramentas educacionais. Valente (1993) aponta esse tipo de utilização como uma das maiores fontes de mudanças do ensino e dos processos de manipulação da informação. Esse uso vem numa nova onda, a do computador como ferramenta no currículo. Mas o simples uso das TDIC não caracteriza necessariamente avanços no processo de ensino-aprendizagem. Por exemplo, de nada adianta dar ao aluno o preparo para o uso do processador de textos se ele não tem o que escrever; ninguém se tornará um poeta ou um cronista porque tem ou usa computador. Portanto, pode-se desde desenvolver uma instrução sem qualquer eficiência, como também se pode avançar fazendo do computador o mediador nas relações sociais. Será muito pobre um uso que se restrinja a repassar conteúdos e informações aos alunos ainda mais quando são alunos que nasceram imersos na tecnologia.
E, afirma Valente (1997:21), se o computador pode ser usado para catalisar e auxiliar na transformação da escola, mesmo diante dos desafios que essa transformação nos apresenta, essa solução, a longo prazo, é mais promissora e mais inteligente do que usar o computador para apenas informatizar o processo de ensino. A partir de um uso social cada vez mais ampliado, a tecnologia de informação vai conduzindo a um repensar das atividades e dos fazeres na sociedade e, assim, acaba chegando à escola. É preciso que o professor utilize as TDIC para possibilitar uma aprendizagem ativa e interativa, com um acesso diversificado a inúmeras fontes de informação. A tecnologia aliada ao currículo, poderá com certeza contribuir para ajudar a escola a se transformar em um local onde se constrói conhecimento e onde se desenvolvem habilidades.
Os reflexos da cultura digital apontam a necessidade de adaptação da escola a esse novo contexto. Os professores devem oportunizar aos alunos o uso das TDIC, mais do que isso, devem ensiná-los a usar com criatividade e criticidade.
Oportunizar profissional capacitado para dar auxílio e informação aos professores contribuirá para que alunos e professores insiram-se na cultura digital tão presente no nosso dia-a-dia.

Objetivos Gerais
·      Oportunizar aos alunos, professores e equipe pedagógica o acesso às tecnologias educacionais, para que façam uso da Sala Informatizada como suporte pedagógico às suas aulas, explorando seus recursos, planejando e desenvolvendo projetos.
·      Oferecer meios para que a  aprendizagem seja mais significativa, vivenciada e interessante, despertando e incentivando os alunos a participarem de atividades atrativas, além de valorizar a autoestima, melhorar a qualidade de ensino e proporcionar o conhecimento básico em informática.
·      Utilizar a informática como mecanismo de divulgação do trabalho escolar.
·      Incentivar a pesquisa, ampliar o conhecimento e apresentar resultados através do uso das diferentes ferramentas que temos a disposição.

 Objetivos específicos

·  Auxiliar professores e alunos no espaço da sala informatizada;
·  Promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas;
·  Auxiliar a equipe pedagógica e direção no uso das TDIC;
·  Comprometer-se com práticas educativas/pedagógicas que atendam as demandas surgidas no cotidiano da Unidade Escolar;
·  Fomentar o desenvolvimento cultural da comunidade;
·  Assessorar alunos e professores na construção de projetos pedagógicos que necessitam da utilização da informática;
·  Despertar o interesse dos alunos pela ferramenta computador;
·  Integrar a Informática Educativa com maior número possível de professores em projetos educacionais possibilitando a interdisciplinaridade;
·  Divulgar ações da Escola no ambiente da web nas mídias sociais da Escola;
·  Produzir textos e desenhos sobre temas relevantes e atuais;
·  Incentivar a pesquisa e produção de conteúdos;
·  Despertar o prazer de ler através de literaturas digitalizadas;
·  Criar O Cantinho Digital que será disponibilizando na hora do recreio 03 notebooks com internet wi-fi para que, sob orientação nossa, possam  se comunicar, verificar seus e-mails, se corresponderem com os professores ou aventurarem-se nos jogos de cunho educativos.
·  Atender o estudante que deseja realizar trabalho escolar em horário de contra turno;
·  Disponibilizar o laboratório aos professores a fim de que possam pesquisar, programar suas aulas, agendar aulas com suas turmas e elaborar provas.
·  Dar suporte pedagógico ao currículo de cada disciplina sugerindo sites de pesquisa e jogos pedagógicos.





Plano de ação
  A metodologia a ser desenvolvida é a do trabalho coletivo entre professora do projeto e  professores em regência de classe, objetivando assim, utilizar o laboratório como espaço complemento ao trabalho docente desenvolvido em sala de aula.
A sala de informática é considerada um instrumento potencializador da aprendizagem  inserida nas variadas áreas do conhecimento.
Diversas serão as atividades propostas, construção e  interpretação  de  gráficos  e   diagramas; produção  e apresentação de textos; pesquisas; resolução de problemas matemáticos; jogos educativos, utilização de ferramentas para  apresentar resultados de pesquisas em sala de aula, leituras digitalizadas para envolver o aluno e estimulá-lo a prática da mesma, dar apoio aos profissionais da educação em geral, utilização correta das redes sociais  não prejudicando nem desviando dos estudos, divulgação dos trabalhos  realizados na escola através do nosso blog e facebook  entre outros. 
Com relação ao cantinho digital desenvolveremos a seguinte metodologia:

 1ª ETAPA: Divulgar a ação a ser desenvolvida entre professoras do projeto e professores em regência de classe, objetivando assim, utilizar o cantinho digital como espaço de interação com o conhecimento e a descontração.

2ª ETAPA: Criar um e mail para cada aluno e motivá-lo a escrever um bilhete a um colega de sua idade propondo-lhe um diálogo saudável com uma escrita coerente e correta, tipo: saudações, produção e apresentação de textos;  ajuda pra pesquisas; resolução de problemas matemáticos; jogos educativos, utilização de ferramentas .

3ª ETAPA: lançar desafio de leituras digitalizadas para envolver o aluno e estimulá-lo a pratica da mesma.

4ª ETAPA: auxiliar na utilização correta das redes sociais  não prejudicando nem desviando dos estudos, estimulá-lo a participar da divulgação dos trabalhos   realizados na escola através do nosso blog e facebook  entre outros.
      É proposito também trazer para o laboratório da escola os conhecimentos que por ora estão sendo adquiridos no curso de pós graduação, que nós professores, estamos participando. Este que tem como título “Educação na Cultura Digital” traça como objetivo primordial retratar a escola no uso das tecnologias e incentivar professores e alunos a fazerem uso das mesmas focando o fazer pedagógico e assim incluindo cada um de nós dentro de um mundo tecnológico, nos impulsionando ao conhecimento e  nos sentindo membros desta sociedade digital.
    No ano de 2016, nossa proposta é inovar ainda mais e aperfeiçoar o que vinha  sendo feito no ano de 2015.


Relato

Até o presente momento tem sido muito prazeroso trabalhar desenvolvendo este projeto uma vez que detectamos que grande parte dos estudantes não tem computadores em casa, em virtude da escola atender alunos de uma comunidade de baixa renda, muito deles só tem acesso à tecnologia na escola. Outra situação é que a maioria deles possui e mail apenas para
Acessar a página do facebook, porém não sabem abrir seus e-mails e ler mensagens recebidas e nem enviar mensagens. Então a criação do cantinho digital no momento do recreio foi de grande importância para esclarecer e motivar o uso, as utilidades e facilidades de saber usar o e mail.

Anexos:


Nossos conhecimentos adquiridos no curso de pós-graduação indo além dos muros da escola!




Jogo “Letroca” – desafiou e motivou nossos alunos.







Os jogos como potencializadores da aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Aprendizagem garantida!




Teoria, currículo e tecnologia.





Recursos audiovisuais são garantia de atenção dos alunos!

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