segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Atividade 2 - PLAC 3 - Regiane de Fátima Franzói Lemos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL.
POLO: ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL “PROFESSOR DONATO ALÍPIO DE    CAMPOS” - BIGUAÇU
CURSISTA: REGIANE DE FÁTIMA FRANZÓI LEMOS
ATIVIDADE 2- PLAC 3: TRAJETÓRIA AO LONGO DO CURSO.


Estando a disposição no laboratório de informática da escola e como uma curiosa quanto ao uso das tecnologias, não pensei duas vezes quando o diretor divulgou as vagas para participar do Curso de Educação na Cultura Digital. Outros colegas professores se interessaram em realizar o curso, porém apenas três deles, incluindo eu, estamos ativos e certos de concluirmos.
Um dos motivos que me levou a realizar o curso foi para procurar conhecer melhor as TDIC e as possibilidades de integrá-las nas práticas pedagógicas, para poder interagir e avançar na perspectiva de envolver a aprendizagem de um modo inovador. Vejo que foi além do que esperava, cada dia aprendo o que imaginava nunca aprender, ou não ter condições para aprender.
Enriquecida de conhecimento e de muita aprendizagem tenho como lema levar adiante este conhecimento e poder orientar e informar. Tenho consciência que esta inovação pode sim transformar a educação, facilitando aos educandos uma nova visão da sociedade utilizando as tecnologias como uma ferramenta que podem ser de benefício para sua vida escola, profissional e social.
Munida das informações recebidas através do curso, pude mostrar aos alunos e professores, como também a equipe diretiva e pedagógica, a relação das TDIC com o fazer pedagógico, incentivando-os assim à obterem melhor aproveitamento nos seus estudos. As participações ativas dessas ações tornaram-se capazes de transformar e dominar a realidade, fazendo delas a mesma fonte e o processo para produção do conhecimento contemplando a inter-relação entre todas as disciplinas e conteúdos interconectados com as atividades trabalhadas. O comportamento em relação as tecnologias a fim de usá-las ao seu favor e ao aprendizado despertou o interesse de muitos educadores e educandos. Fomos até notícia de jornal defendendo o uso correto das TDIC em sala de aula. Veja:
*Professora Regiane (cursista)



·         Secretária de Educação de Biguaçu – SC




Muitas foram as dificuldades durante esse tempo, mas as dificuldades quando são superadas traz algo importante para nós, superar limites, ir além, nos faz crescer, nos torna melhores, e isso com certeza nos ajudou muito como profissionais. O conhecimento adquirido no curso aumentará as possibilidades do trabalho pedagógico, de equipe, de interdisciplinaridade na escola e com certeza todos sairão ganhando, docentes, discentes e família. Em aberto ainda estão os limites que cada um deverá ter para não fazer das TDIC uma ferramenta de trabalho ósseo, mas sim produtivo, de respeito e responsabilidade com o aprender.
De mais significativo fica a percepção do salto qualitativo de mudança visualizado na escola nos dias atuais. A escola tem o estigma de estar sempre atrás da sociedade, mas agora, se não se adequar, ficará mais ainda, pois a sociedade está mudando muito rápido. Importante também entender que já existe dentro da escola uma semente germinando a mudança. Ver o pátio da escola com roteadores levando a internet ao alcance de todas as salas de aula, conectando alunos e professores, não tem preço, é maravilhoso.
Todas as práticas foram relevantes e proveitosas, com certeza contribuíram muito para o aperfeiçoamento de cada professor. Percebemos que as culturas digitais assim como as TDIC devem estar presentes nos currículos de nossas escolas, e que trabalhar de forma colaborativa e interdisciplinar facilita o trabalho e aumenta as possibilidades das crianças aprenderem muito mais. Hoje a tecnologia está presente em nosso meio, com muita influência, cabe ao professor aprender como introduzir pedagogicamente esses recursos em sua prática pedagógica, pois a escola precisa se aproximar do ritmo da sociedade em que o aluno está inserido e para que a prática do professor seja dinâmica, é necessário que ele conheça os benefícios na aprendizagem proporcionando ao educando uma aula mais atrativa e prazerosa com uso dos recursos tecnológicos. O professor tem ainda diversas dificuldades em relação ao manuseio e compreensão da tecnologia como instrumento facilitador da aprendizagem.
Sendo professora alfabetizadora, com coragem de inserir o uso das TDIC no meu currículo anual, vi mudar a forma como meu aluno se motivou a frequentar as aulas. Acredito que esta nova linguagem digital provoca e provocará mudanças profundas no currículo como no método de trabalho de cada professor, inclusive no meu, pois ela possibilita a geração de grandes informações com acesso quase imediato, ou seja, uma abertura de novo canal de informação e comunicação do aluno com o mundo. É necessário que a escola e seus profissionais repensem suas relações pedagógicas e de convivência, que evidenciam a todo momento que sem o uso das TDIC, as aulas tornam se desinteressantes para os alunos. Meu foco maior na utilização das TDCI, ainda é para organização e gestão do trabalho como arquivamento e registro de informações, como também a utilização de aplicativos que melhorem a produção no trabalho, mas já tenho proporcionado momentos de significativa aprendizagem para meus queridos alunos, levando até eles o conteúdo através de jogos digitais. Sinto que tenho muito a mostrar ainda para eles. Está ocorrendo grandes mudanças no modo como as informações e produção de conhecimentos estão se modificando, é preciso tornar o conhecimento mais acessível, imediato. Atualmente, as mídias se fazem presentes em nosso cotidiano de diferentes maneiras, ocupando os mais diferentes espaços sociais. A utilização das tecnologias digitais na educação visa, fundamentalmente, potencializar o aprendizado dos alunos, através de uma melhor organização e acesso ao conhecimento. Não devemos encarar a tecnologia como simples suporte pedagógico, mas defender o seu uso consciente na educação; como possibilidade significativa de melhorar e contribuir para o desenvolvimento educacional dos alunos. A questão é usar as tecnologias, conduzindo a aprendizagem.



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